A Fazenda Vale das Oliveiras processa as primeiras azeitonas e extrai o primeiro azeite no Espírito Santo.
A Fazenda Vale das Oliveiras processa as primeiras azeitonas e extrai o primeiro azeite no Espírito Santo.
O último dia 9 de fevereiro foi de grande comemoração para a Fazenda Vale das Oliveiras, localizada no distrito do Aracê, município de Domingos Martins - ES. O lagar recém construído, ou como preferem chamar os membros da colônia italiana local, Frantoio, foi palco da extração do primeiro azeite produzido no Estado do Espírito Santo. O azeite é proveniente da mistura (blend) das quatro variedades cultivadas na propriedade, sendo elas: Arbequina, Ascolano, Grappolo e Koroneiki.
A colheita das azeitonas foi realizada no primeiro período da manhã, contando com a participação dos funcionários da Fazenda Vale das Oliveiras e da empresa de consultoria agrícola Nova Oliva. Ao todo foram colhidos 60 kg de azeitonas provenientes de 15 oliveiras, por meio da colheita manual e mecanizada, com a utilização de uma derriçadeira tornado (Agromelca Brasil) e sombrite. Esta pesagem foi pré-estabelecida para o funcionamento mínimo da máquina extratora.
Após a colheita, as azeitonas foram encaminhadas ao lagar e transferidas gradativamente para o tanque de lavagem e separação de folhas. Todo o processo foi acompanhado de perto pelo proprietário da Fazenda Vale das Oliveiras, Paulo Sardenberg.
Foram necessários ajustes iniciais na máquina extratora durante o processamento das azeitonas, onde a equipe do lagar contou com o apoio técnico da empresa FAST, fabricante de equipamentos para extração de azeite de oliva. Nesta etapa os operadores do sistema extrator, Renata Caiado e Gabriel Sardenberg foram de essencial importância.
Após 60 minutos, contabilizados da recepção das azeitonas ao produto final, surgiu o tão esperado primeiro azeite produzido no Estado do Espírito Santo, o azeite Aracê. Ao todo foram produzidas 11 garrafas do azeite de oliva, classificado como azeite novo - Extra Virgem não filtrado.
Essa foi apenas a primeira extração realizada na safra capixaba que deve durar até o início de março. A previsão para o Estado é que sejam colhidas 3 toneladas de azeitonas. Vale lembrar que os olivais do Espírito Santo são considerados novos e em idade inicial produtiva. Estima-se que a Fazenda Vale das Oliveiras colha 1 tonelada de azeitonas até o final da safra.
Abaixo a equipe de colheita da Fazenda Vale das Oliveiras (da direita para a esquerda): o proprietário, Paulo Sardenberg e os funcionários, Osvaldo Botacim, Rogério Soncine e Daniel Bassani, além do Engenheiro Agrônomo da empresa de consultoria agrícola Nova Oliva, Fabrício Rezende Salomão.