Primeiro Azeite produzido no Estado do Espírito Santo

Notícias

A Fazenda Vale das Oliveiras processa as primeiras azeitonas e extrai o primeiro azeite no Espírito Santo. 

A Fazenda Vale das Oliveiras processa as primeiras azeitonas e extrai o primeiro azeite no Espírito Santo. 

O último dia 9 de fevereiro foi de grande comemoração para a Fazenda Vale das Oliveiras, localizada no distrito do Aracê, município de Domingos Martins - ES. O lagar recém construído, ou como preferem chamar os membros da colônia italiana local, Frantoio, foi palco da extração do primeiro azeite produzido no Estado do Espírito Santo. O azeite é proveniente da mistura (blend) das quatro variedades cultivadas na propriedade, sendo elas: Arbequina, Ascolano, Grappolo e Koroneiki. 


A colheita das azeitonas foi realizada no primeiro período da manhã, contando com a participação dos funcionários da Fazenda Vale das Oliveiras e da empresa de consultoria agrícola Nova Oliva. Ao todo foram colhidos 60 kg de azeitonas provenientes de 15 oliveiras, por meio da colheita manual e mecanizada, com a utilização de uma derriçadeira tornado (Agromelca Brasil) e sombrite. Esta pesagem foi pré-estabelecida para o funcionamento mínimo da máquina extratora.  

Após a colheita, as azeitonas foram encaminhadas ao lagar e transferidas gradativamente para o tanque de lavagem e separação de folhas. Todo o processo foi acompanhado de perto pelo proprietário da Fazenda Vale das Oliveiras, Paulo Sardenberg.

 

Foram necessários ajustes iniciais na máquina extratora durante o processamento das azeitonas, onde a equipe do lagar contou com o apoio técnico da empresa FAST, fabricante de equipamentos para extração de azeite de oliva. Nesta etapa os operadores do sistema extrator, Renata Caiado e Gabriel Sardenberg foram de essencial importância. 

Após 60 minutos, contabilizados da recepção das azeitonas ao produto final, surgiu o tão esperado primeiro azeite produzido no Estado do Espírito Santo, o azeite Aracê. Ao todo foram produzidas 11 garrafas do azeite de oliva, classificado como azeite novo - Extra Virgem não filtrado.

Essa foi apenas a primeira extração realizada na safra capixaba que deve durar até o início de março. A previsão para o Estado é que sejam colhidas 3 toneladas de azeitonas. Vale lembrar que os olivais do Espírito Santo são considerados novos e em idade inicial produtiva. Estima-se que a Fazenda Vale das Oliveiras colha 1 tonelada de azeitonas até o final da safra.

Abaixo a equipe de colheita da Fazenda Vale das Oliveiras (da direita para a esquerda): o proprietário, Paulo Sardenberg e os funcionários, Osvaldo Botacim, Rogério Soncine e Daniel Bassani, além do Engenheiro Agrônomo da empresa de consultoria agrícola Nova Oliva, Fabrício Rezende Salomão. 

 

 

Compartilhe nas redes sociais
whatsapp facebook telegram twitter messenger email sms print copylink plus

Curta Nossa Página

Mais Lidas