O tradicional evento na capital nacional do azeite, Maria da Fé - MG, reuniu produtores, entusiastas e palestrantes ao longo de um dia produtivo.
O tradicional evento na capital nacional do azeite, Maria da Fé - MG, reuniu produtores, entusiastas e palestrantes ao longo de um dia produtivo.
Aconteceu no último dia 25 de março o conceituado evento da olivicultura brasileira, o Dia de Campo de Olivicultura da EPAMIG, evento esse realizado na capital nacional do azeite, Maria da Fé - Minas Gerais. O dia foi marcado pela participação de expositores, palestrantes, entusiastas e olivicultores.
As inscrições foram realizadas no início da manhã, onde os participantes foram credenciados e encaminhados a área de estandes. Diversos produtos como óleos essenciais, sabões, mudas, máquinas de extração, venda de livros, azeites, passeio turístico, suvenires e equipamentos agrícolas foram expostos. A Nova Oliva esteve presente com o seu tradicional estande no evento, apresentando aos participantes os conhecimentos técnicos utilizados nas mais de 20 fazendas atendidas pela empresa.
Durante o evento aconteceu o processamento das azeitonas e extração do azeite de oliva na agroindústria da EPAMIG, atividade esta coordenada pelo pesquisador Luiz Fernando de Oliveira da Silva. Outro destaque do dia de campo foi o lançamento do livro ``Azeite-se: Histórias, curiosidades e receitas´´, com a autora Ana Beloto, especialista em marketing e azeitóloga.
Já na parte da tarde foram realizadas as dinâmicas de campo divididas nos seguintes temas: Introdução ao cultivo da oliveira, poda em oliveiras e Ponto de colheita das azeitonas.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas gerais - EPAMIG em conjunto com a prefeitura de Maria da Fé contou com o apoio de colaboradores como a Nova oliva - Consultoria Agrícola. O evento é realizado anualmente na Fazenda Experimental da EPAMIG - Maria da Fé. Foi a primeira vez, pós pandemia, que o evento foi realizado presencialmente.